COMO ECONOMIZAR ENERGIA NA COZINHA

Conforme sabemos, a cozinha é um dos cômodos que mais consomem energia em uma residência. Fogões elétricos, geladeiras, refrigeradores, sanduicheiras e fornos são alguns dos equipamentos que não gostam muito do seu bolso. O motivo é que os aparelhos que trabalham com temperatura necessitam de uma maior potência, como o que acontece em chuveiros e ares-condicionados. Dessa forma, iremos explicar o porquê desses aparelhos serem inimigos da economia. Além disso, também será dito como diminuir seus gastos com eles.

Geladeiras e Refrigeradores

Que esses equipamentos consomem muito, todos nós já sabemos. É preciso muita energia para manter o ambiente interno geladinho, não deixar o calor entrar. Dessa forma, temos as seguintes dicas:

  1. Evite abrir e fechar constantemente. Todas as vezes que esses equipamentos são expostos ao calor externo, é necessário maior esforço para restaurar a temperatura interna ideal.
  2. Manter os aparelhos sempre ligados. Isso faz com que o motor não precise trabalhar mais para chegar à temperatura ideal.
  3. Mantenha um espaço entre a parede e a parte de traz do aparelho. É necessário que exista ar circulando nessa região. Dessa forma, evite bloquear a passagem de ar.
  4. Evite a instalação próxima a equipamentos que geram calor, como fogões e fornos.
  5. Procure os equipamentos com maior eficiência. Os que consomem menos energia são os indicados pela letra A no selo PROCEL. Dê prioridade a estes equipamentos no momento da troca.
  6. Com o tempo, a borracha de vedação pode ficar velha e ressecada, não cumprindo bem a sua função. Dessa forma, preste bastante atenção e, caso precise, faça a manutenção dessa peça.
Geladeira

Grills, Microondas e Fornos Elétricos

Para elaborar algumas receitas, um dos ingredientes é a energia elétrica e equipamentos que geram calor precisam de bastante. Com isso, ficam as dicas de como economizar nos seus pratos:

  1. Da mesma forma e conforme a mesma lógica de geladeiras e refrigeradores, evite abrir e fechar a porta. Todas as vezes que você dá aquela espiadinha, o calor foge do equipamento.
  2. Se possível, cozinhe mais de uma receita por vez.
  3. Descongele os alimentos naturalmente. Você evita a utilização de micro-ondas, que mesmo funcionando por pouco tempo, consome bastante energia.
  4. Desligue os aparelhos da tomada sempre que não for utiliza-lo. O modo stand-by pode consumir até 15% da energia gasta.
  5. É aconselhável tampar panelas durante o cozimento. O calor não sai para o ambiente externo.
Forno

A ENEL oferece um simulador de consumo para equipamentos em todos os cômodos da sua casa.
Quer saber mais sobre economia? Veja nossos serviços sobre o assunto clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *