COMO SE MANTER LONGE DE INCÊNDIOS

No estado de São Paulo, o número de acidentes relacionados a incêndios em residências aumentou em 60% até março de 2020, conforme dados do governo paulista. Essa situação se estende por todo o país, o que é uma situação preocupante, visto que esses incêndios podem causar consequências tanto para as construções quanto para pessoas. Dessa forma, mostraremos como se manter longe de incêndios.

São vários os fatores que são causadores de incêndios em residências e apartamentos. Existem casos em que líquidos inflamáveis são os responsáveis por tais problemas por conta de compostos com álcool nas residências e apartamentos. O álcool em gel 70%, mesmo que sem querer, pode causar um incêndio, bastando uma fagulha entrar em contato com o material para se espalhar. Há casos causados por vazamentos de gás, que é outro dos motivos. Porém, falhas da instalação elétrica da residência ou apartamento causam a maioria dos incêndios.

O número de lâmpadas, chuveiros, aparelhos de ar condicionado e demais equipamentos de utilidade definem o modelo de instalação elétrica nas edificações. No entanto, por conta das necessidades, muitas vezes é preciso fazer adaptações para uma quantidade maior de equipamentos, o que pode levar a um superaquecimento das fiações, plugues e tomadas. Isso é muito comum quando se empregam os chamados “T” ou benjamins, por meio dos quais vários utensílios são ligados ao mesmo tempo.

Tais incêndios causam diversos tipos de consequências, como na estrutura da residência ou apartamento que podem ficar comprometidos devido às chamas e ao calor. Além disso, também comprometem a saúde das pessoas, pois podem causar queimaduras, intoxicação e em casos mais graves, até mesmo a morte. Portanto é um problema que exige muita atenção e cuidado para evitar tais riscos.

Prevenção para ficar longe de incêndios

É necessário prevenir que situações como essas não venham a ocorrer. Para isso, sempre deixe líquidos inflamáveis bem fechados e longe de fogo, além de protegidos do alcance de crianças. Além disso, o fornecimento de gás deve sempre estar bem seguro para evitar vazamentos. Mantenha as instalações elétricas sempre nos padrões, com readequações e redimensionamentos. Além disso, verifique a validade do Projeto de Proteção contra Incêndios (PPCI) do seu prédio, evitando que aconteçam acidentes . Tal projeto é necessário e obrigatório em edifícios, o que faz com que os apartamentos estejam protegidos e de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. Seguindo essas formas de prevenção, garantimos uma menor taxa de perigos, maior segurança e longe de incêndios além de manter protegidas a vida de pessoas e construções.

Incêndio em instalação
Superaquecimento em instalação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *