TOP 10 – DÚVIDAS MAIS COMUNS DE ENERGIA SOLAR

Energia solar fotovoltaica é a energia produzida através da conversão direta da luz, captada por módulos fotovoltaicos, em energia elétrica. Ela é uma grande vantagem pois é uma fonte alternativa, renovável, limpa e sustentável. No Brasil, o setor vem crescendo mais de 200% ao ano e só no primeiro trimestre de 2019, foram cerca de 13.941 novos sistemas instalados e conectados a rede. Em comparação, em 2012 eram apenas 7 sistemas conectados à rede.
Tendo em vista esse crescimento, vamos esclarecer as principais dúvidas que existem a cerca desse sistema. Dessa forma, será possível observar com mais clareza as vantagens do uso da energia fotovoltaica.

1. Qual a manutenção necessária?

A manutenção desse sistema é bem simples, basta limpar os painéis solares com pano e água. Normalmente se faz a cada um ano ou sempre que a placa estiver muito suja, impedindo a captação total dos raios solares.

2. Quanto tempo duram as placas?

Os painéis têm uma vida útil estimada em 30 anos para uma geração regular de energia. Já o inversor tem uma vida estimada em 15 anos, necessitando ser trocado na metade do tempo de vida de um sistema.

3. Quanto tempo gastarei para ter um sistema de energia solar?

O valor do investimento gira em torno de 15mil a 40mil reais, dependendo de vários fatores. Esse valor vai depender do consumo, radiação no local a ser instalado, tamanho do local, condições de instalação entre outros.

4. Quanto tempo leva para ter o retorno do investimento?

Um sistema solar se paga entre 3 e 6 anos após instalação, variando de acordo com o consumo e a geração de cada unidade consumidora. Porém, é interessante ressaltar que considerando que um sistema dura em média cerca de 30 anos, teremos entre 24 e 27 anos de pura economia.

5. Quando falta energia, a geração continua?

Essa é uma dúvida que confunde bastante, porém a resposta é NÃO. Mesmo em dia ensolarado, se o fornecimento de energia elétrica da distribuidora for interrompido, o sistema fotovoltaico também para de fornecer energia para a residência.
Isso acontece por conta de uma definição presente na norma ABNT NBR IEC 62116. Ela garante o anti-ilhamento (determinado sistema não pode operar isolado do conjunto que o cerca) da unidade consumidora.

Limpeza placa solar

6. Minha conta de energia chegará a zero?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes sobre energia solar e a resposta infelizmente é não. Em um sistema on-grid (sem utilização de baterias), é necessário que a unidade que consome energia esteja ligada a rede. Dessa forma, há sempre um valor mínimo a ser cobrado mais o valor da iluminação pública.

7. Posso vender a energia gerada além do meu consumo?

De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), não pode haver transações em dinheiro dentro do sistema de compensação de energia elétrica. Dessa forma, são utilizados os sistemas de créditos, que podem ser utilizados em até 5 anos após sua geração pela unidade.

8. Como funciona o armazenamento de energia?

Não existe exatamente um armazenamento de energia. O que acontece é que a energia gerada durante o dia, parte é consumida na hora e o excedente é injetado na rede da distribuidora. Esse excedente fornece créditos que são abatidos na conta final. Esses créditos são utilizados para o consumo noturno, quando a energia utilizada é da rede, pois não há incidência de raios solares.

9. Como ocorre a produção à noite e em dias nublados?

Essa é uma das dúvidas mais comum a cerca dessa fonte de energia.
Em dias nublados há produção de energia, mesmo que baixa, pois mesmo que existam muitas nuvens, os raios solares conseguem chegar até as placas. Porém, por conta da dificuldade de atravessar essas nuvens, a incidência é menor. À noite não há produção de energia, pois não há incidência nenhuma de raios solares. Dessa forma, durante o dia a produção gera créditos para a unidade consumidora que podem ser usados à noite.

10. Esse é um sistema de geração de energia realmente 100% sustentável?

Sim! A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e inesgotável. O processo de captação não gera poluição, impactos ambientais e sociais.

Quer conhecer mais sobre os benefícios e como investir em um Sistema Solar Fotovoltaico? Fala com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *